
LIBRÁRIO: O BARALHO DA LINGUAGEM VISUAL
Librário é um jogo que tem o propósito de ensinar Libras brincando. É um jogo de pares de cartas que possibilita dinâmicas lúdicas de trocas de experiências inclusivas. Um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos. Uma ferramenta social para inclusão, com a possibilidade de gerar novos jogos, com novos grupos de palavras.
Somos uma tecnologia social que quer virar um empreendimento criativo, por necessidade, oportunidade e principalmente por sonho. Acreditamos que é possível construir um mundo melhor a partir de pequenas mudanças e por isso promovemos a inclusão pelo viés da comunicação visando o impacto social e divulgação da Libras.
Por meio da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, o Librário pretende promover o desenvolvimento da empatia, aquela capacidade de sair da zona de conforto e se colocar no lugar do outro.
O surdo tem sua própria cultura, sendo que a sua comunicação é possibilitada pela Libras. Estimular a popularização e uso da “Libras” para surdos entre os ouvintes, por meio de atividades lúdicas, as práticas e os desdobramentos do Librário, a inclusão social dos surdos é o foco dessa proposta.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail jogolibrario@gmail.com
E.D. NA PRAÇA
O ED na Praça é um projeto fomentado pelo Centro de Extensão da Escola de Design (CENEX) da UEMG, juntamente com o Circuito Liberdade, com o intuito de promover a integração e reconhecimento da Escola de Design no contexto da Praça da Liberdade pela comunidade interna e externa da Universidade do Estado de Minas Gerais.
O objetivo principal é promover atividades de arte, design e cultura, que aproximem a comunidade acadêmica da Escola de Design da comunidade externa, utilizando o ambiente da Praça da Liberdade. Trata-se da execução de atividades dos projetos extensionistas da Escola de Design, como a "Experiência Guiada: Esculturas e Bustos”, “Artesanias”, “Librário”, “Desenhando na Praça”, entre outros, de forma expositiva, colaborativa e participativa. Inclusive, busca-se ressaltar as ideias e iniciativa do corpo docente e discente da Escola de Design, em ações representativas do design como: “Oficina de Animação”, workshop "Tradução de conceitos em projetos de Design por meio da linguagem visual”.
Espera-se que esta aproximação dos docentes e discentes da Escola de Design com a população que frequenta a Praça da Liberdade, possa gerar maior integração da Unidade Acadêmica com a cidade de Belo Horizonte.

Artesanias
Quebra-cabecedário: projetos sob nonsense tem como proposta o desenvolvimento de ideias impossíveis, inviáveis e/ou inacreditáveis por meio de investigações em “obras abecedárias”. Para isso, buscamos coletivamente uma atmosfera de estudos sob o conceito de nonsense e a expressão quebrar a cabeça. Interessa-nos, sobretudo, percorrer duas direções ao mesmo tempo, posicionar uma peça de partida com um quebra-cabeça previamente desmontado e remontar outras ideias a partir disso, dessa vez operando sob cortes e contornos irregulares. Assim, o pensamento se torna nosso principal objeto de estudo, um objeto a ser projetado: impossível, inviável e/ou inacreditável, uma vez que não se encaixa completamente, não se organiza de acordo com o senso comum e o bom senso.
Projeto de extensão desenvolvido no Grupo de Pesquisa Artefatos Lúdicos, via Centro de Estudos em Design da Imagem, na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, sob coordenação da professora Anna Stolf.
Bem-Vindos a nossa galeria de vídeos para conhecer mais os projetos que ocorrem na nossa ED, esses vídeos estão organizados em ordem alfabética para você poder navegar melhor!
GALERIA DE VÍDEOS
O projeto visa avaliar a incorporação da cinza de qaquipé em argila vermelha, por meio dos estudos em design e materiais, afim da comprovação dos fatores positivos, relativos ao uso do compósito, desenvolvido pelo saber-fazer das Anas das Louças.
Biomas Mineiros e Design Sustentável
Avaliação do termo fisiológico e sensorial do toque, com intuito de criar padrões de conforto e desenvolver um modelo previsível simples de conforto sensorial nas roupas de cama e banho de tecidos planos de algodão e algodão / modal (com e sem felpa) e tecido de linho sem felpa.
Cemitério do Bomfim - Visitas guiadas
CineClube
O Cemitério do Bomfim, situado na cidade de Belo Horizonte, capital mineira, tem despertado cada vez o interesse para o seu potencial como espaço educativo. A prática acadêmica cristalizada através de aulas investigativas no espaço cemiterial tem o transformado em um local peculiar para a realização de atividades de pesquisa. Nesse percurso educativo, desde o ano 2012, através de uma ação extensionista e de pesquisa realizada em parceria com Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, FPMZ e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA e a Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, visitas mensais ao cemitério tem se realizado estimulando a compreensão do ambiente como sítio potencialmente apropriado para a promoção da educação patrimonial. O motor que conduz a realização das visitas é, através da oferta de atividades lúdicas e educativas, sensibilizar o olhar e interesse da população, em geral, para o entendimento da história e do acervo guardado no espaço cemiterial.
Comunidades criativas da RMBH na perspectiva sistêmica
Contribuições do design para o turismo
O CineClube é um projeto extensionista com mais de dez anos de atividade. Em seu modelo original, quinzenalmente, o projeto apresenta sessões fílmicas e audiovisuais comentadas sempre de forma gratuita e abertas ao público. Atualmente, coordenado pelo professor João Paulo de Freitas, o projeto conta com a colaboração de estudantes, que de forma voluntária, trabalham com o objetivo de popularizar, debater e compartilhar conhecimentos e percepções a partir do audiovisual.
Conversa sobre expressão gráfica no Design de Ambientes
Correspondências por meio de sementes
Design e Sempre-Vivas
Design Universal
Design, Patrimonio cultural e acesso à memórioa socioespacial
Empresa Jr
Evento das memórias - Design do Efêmero
Feltro de lã natural Desenvolvimento de produtos ortopédicos
Food Design Um estudo sobre obesidade infantil
Fotolivros e Design
Fundamentos Ontológicos das relações entre design e arte
GAMATED / EILAB
GEDAI - CEDGEM
Ideia Jr e Cursos de Extensão
Projeto Extencionista de uma Empresa Júnior de Design e Artes que acredita e entrega soluções criativas para a sociedade.
Librário
iVox Podcast Design: Desenvolvimento do espaço digital para produção de conteúdo e comunicação do design para estudantes.
Laços e Pontos
A crise mundial de saúde causada pela Covid-19 trouxe muitas mudanças nos hábitos da sociedade ao redor do mundo. Dentre os fenômenos comportamentais está o aceleramento das atividades remotas. Compras, relacionamentos, educação, encontros e tantos outros âmbitos da vida das pessoas estão há uma tela de distância. Com isso, a produção de conteúdo em redes sociais tem sido uma maneira democrática de trazer para o público pautas que ainda estavam presas entre os muros das universidades ou mesmo das organizações. Diante deste período de profundas mudanças comportamentais vê-se a oportunidade de contribuir para a comunidade interessada e, principalmente, de estudantes de design. O iVox podcast surgiu como uma iniciativa para a produção de conteúdo feita por estudantes - para estudantes. Aproveitando o movimento da internet para aproximar as diferentes gerações e atuações de designers e prossionais que tangem à multidisciplinaridade do design, atuantes no mercado ou na academia. Utilizando-se inicialmente das plataformas Spotfy e Instagram para a publicação e divulgação de conteúdos. Com embasamento no método do Design Sprint, o projeto pretende mapear as principais dúvidas e curiosidades dos estudantes de design para construir pautas e selecionar convidados que possam, por meio de entrevistas, contribuir contando suas experiências e percepções.
Narrativa Territorial com uso de animação e realidade aumentada
O Pentágono Caligráfico
Librário é um jogo que tem o propósito de ensinar Libras brincando. É um jogo de pares de cartas que possibilita dinâmicas lúdicas de trocas de experiências inclusivas. Um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos. Uma ferramenta social para inclusão, com a possibilidade de gerar novos jogos, com novos grupos de palavras.