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O CENEX

Atualmente a Coordenação de Extensão conta com Núcleos e Divisões para os mais diferentes tipos de atividades. O CENEX tem estabelecido uma forte relação de reciprocidade com o meio circundante e, principalmente, consolidado as relações da comunidade acadêmica que é extensa, criativa e diversificada.  

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Os centros, laboratórios e núcleos:

Centro de Extensão

Centro de Estudos em Design da Imagem

Centro de Estudos Multissensoriais Aplicados

Centro de Estudos em Design de Ambientes

Centro Design Empresa

Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias

Centro Integrado de Design Social

Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design

Centro de Estudos em Design e Ergonomia

Laboratório de Design Gráfico

 

Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem

Centro de Memória

Cursos de Extensão

Promoção e realização de cursos de introdução ou capacitação de curta e/ou média duração demandados pela comunidade interna e externa, conforme demanda apresentada pela Coordenação do Centro de Extensão. A oferta de curso ocorre em fluxo contínuo, seguindo a Resolução COEPE.  

COORDENAÇÃO:

Professora Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro

E-mail: macilene.ribeiro@uemg.br 

Núcleo de Design e Cultura (NUDEC)

O Núcleo de Design e Cultura – NUDEC foi criado em 2009 com o objetivo de realizar estudos e pesquisas com vistas a ampliar e aprofundar os níveis de conhecimento sobre os nexos existentes entre Design, Artes, Ciências Humanas e Sociais, tematizando criticamente os campos de interesse com os quais o Design pode dialogar em um autêntico esforço transdisciplinar. O NUDEC desenvolve Caderno aTempo – histórias em arte e design, a Revista Transveso, o Projeto Cineclube e o Projeto Roda de Conversa.

COORDENAÇÃO:

Professor João Paulo de Freitas  

REVISTA TRANSVERSO

Revista eletrônica publicada pelo Núcleo de Design e Cultura da Escola de Design, de periodicidade semestral, para divulgação e disseminação de pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas - trabalhos inéditos relacionados à arquitetura, artes visuais, cultura material e imaterial e design, sempre que possível abordando vínculos transdisciplinares com as letras e as ciências humanas e sociais. Criado em 2010, pelo professor Mário Santiago de Oliveira, o periódico passou a contar, a partir de 2018, com nova equipe para retomar suas atividades e a regularidade nas publicações.

 

ISSN: 2236-4129.  

CADERNO ATEMPO

Publicação bienal, eletrônica, com o objetivo de constituir canal para comunicação e publicação de pesquisas e reflexões sobre a História da Arte e a História do Design. A série Caderno aTempo – histórias em arte e design, já abordou em suas publicações temas como o tempo, o gênero e a fotografia e os materiais ao longo da história.

 

ISBN: 978-85-62578-79-3.  

PROJETO LAÇOS E PONTOS:
LUGAR DE EXPERIÊNCIAS EM ARTESANIAS E DESIGN AFETIVO

Pensa-se nos meios para contribuir com as relações de pertencimento, afeto, em ambientes onde o ser humano repensa o lugar de vivências. Têm-se como objetivo incentivar as práticas artesanais, a valorização dos ambientes, por meio do Design para a Felicidade, de forma a proporcionar melhoria da qualidade de vida. O projeto realiza oficinas e encontros para os interessados, pessoas de qualquer idade ou gênero, que busquem a importância do fazer artesanal como um elemento inspirador e outras práticas que valorizem o bem-estar coletivo, transformando um espaço em lugar de afeto.

COORDENAÇÃO:

Professora Ana Célia Carneiro Oliveira e Raíce Guimarães de Oliveira  

E-mail: raice.oliveira@uemg.br  //  ana.carneiro@uemg.br 

OFICINAS SEMPRE-VIVAS

As sempre-vivas são flores que permanecem com as mesmas características por muito tempo. Como elas, existem os resíduos vegetais (sementes, galhos e folhas secas) lançados naturalmente no meio ambiente e que podem ser transformados em matéria prima para o artesanato. Assim, as oficinas são experimentações artesanais com a participação de professores, alunos e comunidade. São atividades para sensibilização e observação do contexto socioambiental, através de elementos para percepção das cores, texturas, formas, ambiente e da cultura.  

COORDENAÇÃO:

Nadja Mourão 

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