O CENEX
Atualmente a Coordenação de Extensão conta com Núcleos e Divisões para os mais diferentes tipos de atividades. O CENEX tem estabelecido uma forte relação de reciprocidade com o meio circundante e, principalmente, consolidado as relações da comunidade acadêmica que é extensa, criativa e diversificada.


Os centros, laboratórios e núcleos:

Cursos de Extensão
Promoção e realização de cursos de introdução ou capacitação de curta e/ou média duração demandados pela comunidade interna e externa, conforme demanda apresentada pela Coordenação do Centro de Extensão. A oferta de curso ocorre em fluxo contínuo, seguindo a Resolução COEPE.
COORDENAÇÃO:
Professora Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro
E-mail: macilene.ribeiro@uemg.br
Núcleo de Design e Cultura (NUDEC)
O Núcleo de Design e Cultura – NUDEC foi criado em 2009 com o objetivo de realizar estudos e pesquisas com vistas a ampliar e aprofundar os níveis de conhecimento sobre os nexos existentes entre Design, Artes, Ciências Humanas e Sociais, tematizando criticamente os campos de interesse com os quais o Design pode dialogar em um autêntico esforço transdisciplinar. O NUDEC desenvolve Caderno aTempo – histórias em arte e design, a Revista Transveso, o Projeto Cineclube e o Projeto Roda de Conversa.
COORDENAÇÃO:
Professor João Paulo de Freitas
REVISTA TRANSVERSO
Revista eletrônica publicada pelo Núcleo de Design e Cultura da Escola de Design, de periodicidade semestral, para divulgação e disseminação de pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas - trabalhos inéditos relacionados à arquitetura, artes visuais, cultura material e imaterial e design, sempre que possível abordando vínculos transdisciplinares com as letras e as ciências humanas e sociais. Criado em 2010, pelo professor Mário Santiago de Oliveira, o periódico passou a contar, a partir de 2018, com nova equipe para retomar suas atividades e a regularidade nas publicações.
ISSN: 2236-4129.
CADERNO ATEMPO
Publicação bienal, eletrônica, com o objetivo de constituir canal para comunicação e publicação de pesquisas e reflexões sobre a História da Arte e a História do Design. A série Caderno aTempo – histórias em arte e design, já abordou em suas publicações temas como o tempo, o gênero e a fotografia e os materiais ao longo da história.
ISBN: 978-85-62578-79-3.
PROJETO LAÇOS E PONTOS:
LUGAR DE EXPERIÊNCIAS EM ARTESANIAS E DESIGN AFETIVO
Pensa-se nos meios para contribuir com as relações de pertencimento, afeto, em ambientes onde o ser humano repensa o lugar de vivências. Têm-se como objetivo incentivar as práticas artesanais, a valorização dos ambientes, por meio do Design para a Felicidade, de forma a proporcionar melhoria da qualidade de vida. O projeto realiza oficinas e encontros para os interessados, pessoas de qualquer idade ou gênero, que busquem a importância do fazer artesanal como um elemento inspirador e outras práticas que valorizem o bem-estar coletivo, transformando um espaço em lugar de afeto.
COORDENAÇÃO:
Professora Ana Célia Carneiro Oliveira e Raíce Guimarães de Oliveira
E-mail: raice.oliveira@uemg.br // ana.carneiro@uemg.br
OFICINAS SEMPRE-VIVAS
As sempre-vivas são flores que permanecem com as mesmas características por muito tempo. Como elas, existem os resíduos vegetais (sementes, galhos e folhas secas) lançados naturalmente no meio ambiente e que podem ser transformados em matéria prima para o artesanato. Assim, as oficinas são experimentações artesanais com a participação de professores, alunos e comunidade. São atividades para sensibilização e observação do contexto socioambiental, através de elementos para percepção das cores, texturas, formas, ambiente e da cultura.
COORDENAÇÃO:
Nadja Mourão